“QUALQUER COISA PODE SER HACKEADA… E QUALQUER UM.”
Sombra - Olivia Colomar é uma excepcional hacker de operações de malas pretas do México que se juntou à Talon, uma organização criminosa alinhada contra a Overwatch. No jogo, Sombra tem habilidades furtivas para se movimentar no campo de batalha e é capaz de invadir qualquer personagem oponente para impedi-lo brevemente de usar suas habilidades especiais.
Ela nasceu na cidade fictícia de Dorado, México, no mesmo ano em que a organização Overwatch foi estabelecida, e é um falante nativo de espanhol. Quando jovem, ela perdeu tudo da Crise Omnic e tornou-se órfã. Ela reconheceu seus talentos em hackers e o valor da informação e, mais tarde, ingressou na gangue de Los Muertos em Dorado. Eventualmente, ela foi recrutada pela Talon, uma organização antagonista que inclui Reaper e Widowmaker.
Como hacker, ela empregou o nome Sombra, em espanhol ,para "sombra", e evitou seu nome de nascimento.
Uma das hackers mais famosas do mundo, Sombra usa informações para manipular aqueles que estão no poder.
Muito antes de assumir o nome de “Sombra”, era uma das milhares de crianças que ficaram órfãs após a Crise Ômnica. Com muita da infraestrutura de seu país destruída, ela sobreviveu utilizando seus dons naturais de computação como hacker.
Depois disso, foi acolhida pela gangue mexicana Los Muertos, os ajudando em sua revolução pessoal contra o governo. Los Muertos acreditavam que a reconstrução do México havia favorecido os ricos e mais influentes, deixando para trás os mais necessitados.
Após tantas conquistas, estava plenamente confiante de suas habilidades, mas foi pega desprevenida quando esbarrou em uma rede de conspiração global, que também a percebeu. Com sua segurança comprometida, foi forçada a excluir todos os rastros de sua existência e se escondeu.
Ela mais tarde ressurgiu como Sombra, melhorada e determinada a descobrir a verdade por trás da conspiração que ela descobriu. Sombra lançou ataques cibernéticos ainda mais audaciosos e conseguiu com suas explorações conquistar muitos admiradores, incluindo a Talon. Ela se juntou à organização e acredita-se que contribuiu para ataques cibernéticos maciços contra corporações com fortes laços governamentais. Essas façanhas incitaram uma revolta popular no México contra a LumériCo e violaram a segurança das Indústrias Volskaya, a indústria russa responsável pela manufatura da defesa anti-ômnica.
Agora, junto a Talon e seus recursos abundantes, Sombra pode focar em seu objetivo real: expor a conspiração e usar este poder para seus objetivos pessoais.