NieR: Automata é um videogame de ação desenvolvido pela Platinum Games e publicado pela Square Enix para PlayStation 4 e PC. É a sequência indireta de NieR RepliCant e NieR Gestalt ( NIER ) , e se passa no ano de 11945, durante a 14ª Guerra de Máquinas. Cada capítulo contém vários sub-capítulos, com alguns apenas sendo revelados após vários jogos de reflexão. Eles também podem ser reproduzidos através do menu de seleção de capítulos. Os eventos da 14ª Guerra das Máquinas se desenrolam através de três perspectivas dos personagens principais, 2B , 9S e A2 , que lutam como os últimos remanescentes da civilização humana contra invasores do outro mundo. A batalha não é tão em preto e branco, no entanto, quando os andróides começam a questionar seus próprios motivos e o mundo em que habitam enquanto são jogados em situações difíceis e dilemas morais.
2B, suportado pelo 9S, é enviado à fábrica para eliminar seu alvo. Depois de atravessar a instalação e ser atacado várias vezes pelas rodas de Golias, 2B sai da instalação sem ter encontrado seu alvo. 9S informa que existe outra instalação do outro lado da ponte, mas que é incomum o comando errar na localização de um alvo. 2B então diz a ele que eles não estavam errados, pois ela é atacada por Golias.
Uma luta se inicia, levando o 9S a entrar na luta, apenas para ser golpeado em sua unidade de vôo por Golias. Quando Golias cai, 2B faz seu caminho até o topo dele para encontrar um 9S mortalmente ferido. Ele implora 2B para deixá-lo terminar a missão e destruir o alvo. 2B obedece hesitantemente e leva sua unidade de vôo para derrotar Golias. Depois que o alvo é destruído, 2B e 9S se reúnem, apenas para mais três Golias aparecerem e os atacarem. 2B e 9S são forçados a detonar suas caixas pretas para destruir os Golias, mas seus destinos são desconhecidos.