Carlos Oliveira Era um mercenário para a Umbrella Biohazard contramedidas Serviço (UBCS). Ele ocupou o posto de cabo e serviu no pelotão Delta como segurança traseira do Alpha Squad, onde também era o especialista em armas pesadas. Oliveira também é um dos poucos sobreviventes dos esquadrões destacados que serviram durante o Incidente de Destruição de Raccoon City .
Início da vida e recrutamento da Umbrella
Homem de origem mista latino-americana e indígena, Oliveira foi criado desde a infância em meio à violência. Antes de se tornar um mercenário, ele passou a maior parte de sua juventude como membro ativo de uma organização comunista de guerrilha lutando em um país não identificado na América do Sul, onde ficou conhecido por sua coragem em sempre se jogar no meio do perigo, seu forte senso de justiça e atitude lúdica de bom coração. Depois que as forças do governo exterminaram sua facção e sentenciaram Oliveira à morte depois de capturá-lo, antes de sua execução, ele foi observado e teve sua liberdade comprada pela Umbrella Corporation.que lhe ofereceu um contrato para ingressar na unidade militar privada da empresa, a UBCS, em troca de uma nova vida. Ele aceitou, tornando-se o soldado mais jovem da unidade. Sua experiência em armas pesadas e manutenção de veículos logo o tornou um ativo valioso. Ao mesmo tempo, devido a Oliveira ser recrutado ao mesmo tempo que Murphy Seeker , ambos se tornariam amigos e, algum tempo depois, ele pagou uma cirurgia plástica para alterar seu rosto.
Incidente de Destruição em Raccoon City
Em 15 de setembro, o UBCS foi mobilizado e preparado para uma operação em larga escala em Raccoon City , que estava passando por um surto de t-Virus . Quatro pelotões, medindo aproximadamente 120 homens, entre os quais Oliveira foi incluído, chegariam em 26 de setembro, momento em que o surto havia se espalhado fora de controle devido à contaminação da água potável. É incerto o quanto ele sabia sobre o real objetivo da operação na cidade, mas é indicado que Oliveira acreditava que a UBCS estava priorizando o resgate de civis.
Como a gravidade do surto na cidade foi maior que o esperado, muitos mercenários foram mortos ou sofreram mutações no horário de funcionamento, embora Oliveira tenha conseguido sobreviver em uma equipe dispersa liderada pelo CO, Cpt do Delta Platoon. Mikhail Viktor . As contas diferem quanto ao fato de terem feito sua base de operações em um bonde ou metrô, mas ambos concordam que sua intenção era tornar o veículo operacional novamente para facilitar a evacuação da cidade. Durante esse período, outro relatório também indica que Oliveira, com o esquadrão de Viktor, conseguiu resgatar alguns dos cidadãos de Guaxinim e os manteve em segurança enquanto tentava descobrir como consertar o veículo ferroviário.