Pharah é uma Guerreira com excelente mobilidade aérea, mas fica um pouco prejudicado por permanecer no chão. Seu lançador de foguetes pode causar danos excelentes, pois não sofre queda de dano e causa dano por respingo ao impacto. Jump Jet lança Pharah no ar, permitindo que ela se posicione adequadamente para ataques bem angulados ou para escapar do perigo. Os Hover Jets, seus passivos, permitem que Farah sustente sua altitude e ganhe uma pequena quantidade de altura. Isso pode ser usado para mantê-la longe de ameaças no terreno, mas a deixará vulnerável a inimigos com ataques "hitscan", como Soldier: 76, McCree e Widowmaker. Concussive Blast não causa dano, ao invés disso, oferece forte repulsão tanto aos inimigos quanto à própria Farah. Barrage é uma das habilidades mais perigosas do jogo, capaz de eliminar equipes inteiras com facilidade, desde que boa configuração e comunicação com seus curandeiros. No geral, Pharah é um bom personagem de backline, capaz de perseguir inimigos de longe, causar bons danos aos escudos e separar o time inimigo um do outro. Pharah também pode usar sua habilidade de voar para chegar a pontos incomuns em certos mapas, onde os inimigos não a esperam.
O comprometimento com o dever de Fareeha Amari corre em suas veias. Ela vem de uma longa linhagem de soldados altamente condecorados e tem um desejo intenso de servir com honra.
Quando criança, Fareeha sonhava em seguir os passos de sua mãe e se juntar à força de manutenção da paz, Overwatch. Ela se alistou no exército egípcio e sua persistência constante e proezas táticas a levaram ao alto escalão. Ela era uma líder corajosa e conquistou a lealdade de todos àqueles que serviram sob seu comando. Com sua ficha exemplar, Fareeha foi bem colocada para se juntar às fileiras da Overwatch, porém, antes de ter essa oportunidade, a Overwatch se dissolveu.
Depois de deixar o exército com uma recomendação por serviços exemplares, ela recebeu uma oferta de emprego na Helix Segurança Internacional, uma firma de segurança privada, contratada para proteger a instalação de pesquisa de inteligência artificial abaixo do Planalto de Giza. A instalação ultra secreta foi apontada como vital para a segurança não apenas da região, mas também de diversos países ao redor do mundo. Fareeha ficou contente em aceitar a missão e recebeu treinamento na Raptora Mark VI, uma armadura de combate experimental, projetada para mobilidade rápida e poder de fogo devastador.
Sob o codinome “Pharah”, ela trabalha para proteger a instalação de IA. Apesar de lamentar o fim da Overwatch, ela ainda sonha em lutar pelo bem e fazer diferença em escala global.