Jill Valentine É um americano Operações Agente Especial (SOA) do Assessment Alliance Bioterrorism Segurança , da qual é co-fundador e um dos membros originais na organização de combate ao terrorismo, fazendo dela uma respeitada operadora de alto escalão por seu compromisso em erradicar o bioterrorismo devido à sua sobrevivência em meio aos surtos de risco biológico no condado de Arklay em 1998.
Valentine é o protagonista de vários jogos de Resident Evil , novelizações , filmes e outras mídias. Em jogos posteriores, como a 2.002 Resident Evil refilmagem , Resident Evil: The Umbrella Chronicles , e Resident Evil 5 , suas feições eram baseadas em modelo canadense e atriz Julia Voth . Valentine também aparece na série de filmes Resident Evil , interpretada pela atriz Sienna Guillory . Ela já participou de várias outras franquias de jogos, incluindo Street Fighter , Marvel vs. Capcom e Project X Zone .
Vida pregressa
O pai de Valentim era francês e sua mãe era de ascendência migratória japonesa (conhecida como "nikkei").
Carreira militar e policial
No início dos anos 90, Valentine serviu no Exército dos Estados Unidos e chamou a atenção de recrutadores da Delta Force , a principal unidade antiterrorismo do país. Apesar de seu sexo, Valentine foi autorizada a participar do curso intensivo de treinamento de seis meses, onde se destacou no descarte de bombas e na trava de fechaduras e era conhecida por seu trabalho delicado, porém preciso, resiliência, coragem e discernimento em meio ao perigo. .
Essa experiência fez de Valentine uma das únicas mulheres no mundo com treinamento da Delta Force.
Em algum momento de 1996, Valentine foi recrutado por Albert Wesker para o Serviço de Táticas Especiais e Resgate (STARS), uma unidade de elite do Departamento de Polícia de Raccoon (RPD) que contava com veteranos militares e cientistas treinados em armas para solucionar crimes graves em Raccoon City , tendo ingressado na unidade apenas devido ao seu forte compromisso com a justiça e desejo de "experimentar o verdadeiro sentimento da vida". Apesar de manter em segredo seu treinamento e vida pessoal das forças especiais, ela fez amizade com vários membros do STARS durante esse período, entre eles Chris Redfieldcom quem ela desenvolveu uma estreita amizade e parceria, muitas vezes sendo treinada por ele em pontaria. Em julho de 1998, Valentine se tornou a única mulher a se juntar à Equipe Alfa do Capitão Wesker; sua função na equipe foi citada como especialista em B&E, e em manobras foi posicionada na parte traseira da equipe com o piloto de helicóptero STARS, Brad Vickers .
Trecho do livro oficial de navegação de risco biológico , pág. 013: "Pertence à equipe STARS Alpha. Possui excelentes capacidades de manuseio de explosivos e possui uma notável tecnologia de abertura de chaves. À primeira vista, parece delicado, mas a América se orgulha de combater o terrorismo. Sua capacidade de combate é inevitável, como experimentar o programa de treinamento da tropa Delta Force. Ele realiza sua missão fielmente e é confiado por seus colegas. Ele é um tipo com senso de justiça, que não pode tolerar injustiças. "